ORIGEM CIGANA!!!

VIDA CIGANA

Imaginem as estradas precárias por onde transitavam suas carroças. Sujeito às condições climáticas, o comboio enfrentava a tormenta da chuva e do frio. As carroças eram tombadas pela fúria dos ventos, ou as rodas ficavam atoladas na lama. Crianças pequenas choravam, com medo da manifestação da Natureza, as mães ficavam temerosas pela integridade física dos pequenos, as mulheres grávidas, expostas aos acidentes, os mais idosos tambem igualmente permaneciam expostos. Contudo, todos acorriam no socorro à carroça acidentada.

Quantos partos foram feitos durante esses momentos de tormenta! As parturientes contavam apenas com a destreza das mais velhas do clã. Tantos e quantos partos complicados foram vencidos, quando não pela destreza, foram-nos pelas simpatias e orações feitas com fervor. A mesma situação era vivida por outros clãs em países distantes, que, dependendo da região, enfrentavam também a neve, no entanto a situação em si não se diferenciava uma da outra. Durante a calma.

---------------------------------------------------------------------------------------
SANGUE CIGANO

ENCANTADO SEJAS SANGUE CIGANO

ÚNICO RESPONSÁVEL PELA MAGIA
QUE ENCANTA MEU POVO
BENDITA SEJA MULHER CIGANA
QUE CARREGAS NO SANGUE SÉCULOS DE DOR
QUE SEMEADO EM TEU VENTRE
VAI NOSSO POVO...
BASTA TEU OLHAR...
PARA DERRAMAR O ENCANTO
QUE NOS CERCA...
E NOS TRAZ VIVOS ATÉ AGORA
COM TUA GRAÇA E TUA DANÇA...
REMONTAS NOSSA HISTÓRIA...
E NOSSOS COSTUMES...
COM TUAS MÃOS...
CARREGAS NOSSAS CRIANÇAS...
E NOSSA TRADIÇÃO
COM TEU SORRISO...
FASCINAS O AR DE QUALQUER LUGAR...
COM TEUS PÉS CAMINHAS...
COMO LEAL ESCUDEIRA PELO MUNDO...
MUSA ENCANTADORA...
FAZ DOS CIGANOS...
HOMENS PREMIADOS POR DEUS
PORTADORA DA MAGIA...
E DAS SÁBIAS PALAVRAS...
QUE MOVIMENTAM OS DONS TÃO PROPAGADOS
SANGUE CIGANO
ORGULHO DO NOSSO POVO
MISTÉRIO NO MUNDO
DE AMOR PROFUNDO.
ESTRELA CIGANA.
-------------------------------------------------------------------------------------
UMA LENDA CIGANA!!

passada por gerações e gerações, que diz que o povo cigano foi guiado por um rei no passado e que se instalaram em uma cidade da Índia chamada Sind onde eram muito felizes. Mas em um conflito, os muçulmanos os expulsaram , destruindo toda a cidade. Desde então foram obrigados a vagar de uma nação a outra...

Outras informações sobre as origens dos ciganos foram obtidas através de estudos lingüísticos feitos a partir do século passado. A comparação entre os vários dialetos que constituem a língua cigana, chamada romaní ou romanês, e algumas línguas indianas, como o sânscrito, o prácrito, o maharate e o punjabi, permitiu que se estabelecesse com certeza a origem indiana dos ciganos.
---------------------------------------------------------------------------------------
NASCIMENTO

Uma criança sempre é bem vinda entre os ciganos. É claro que sua preferência é para os filhos homens, para dar continuidade ao nome da família. A mulher cigana é considerada impura durante os quarenta dias de resguardo após o parto.

Logo que uma criança nasce, uma pessoa mais velha, ou da família, prepara um pão feito em casa, semelhante a uma hóstia e um vinho para oferecer ás três fadas do destino, que visitarão a criança no terceiro dia, para designar sua sorte. Esse pão e vinho será repartido no dia seguinte com todos as pessoas presentes, principalmente com as crianças.

Da mesma forma e com a finalidade de espantar os maus espíritos, a criança recebe um patuá assinalado com uma cruz bordada ou desenhada contendo incenso. O batismo pode ser feito por qualquer pessoa do grupo e consiste em dar o nome e benzer a criança com água, sal e um galho verde. O batismo na igreja não é obrigatório, embora a maioria opte pelo batismo católico.

-------------------------------------------------------------------------------------
MORTE CIGANA

Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor de seus antepassados que partiram. Costumam colocar no caixão da pessoa morta uma moeda para que ela possa pagar o canoeiro a travessia do grande rio que separa a vida da morte.>As cerimônias fúnebres são chamadas "Pomana" e são feitas periodicamente até completar um ano de morte. Os ciganos costumam fazer oferendas aos seus antepassados também nos túmulos.
---------------------------------------------------------------------------------------
MUSICA E DANÇA

Quando os ciganos deixaram o Egito e a Índia, eles passaram pela Pérsia, Turquia, Armênia, chegando até a Grécia, onde permaneceram por vários séculos antes de se espalharem pelo resto da Europa.

A influência trazida do oriente é muito forte na música e na dança cigana. A música e a dança cigana possuem influência hindu, húngaro, russo, árabe e espanhol. Mas a maior influência na música e na dança cigana dos últimos séculos é sem dúvida espanhola, refletida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no flamenco.
-------------------------------------------------------------------------------------
CASAMENTO CIGANO

Desde pequenas, as meninas ciganas costumam ser prometidas em casamento. Os acertos normalmente são feitos pelos pais dos noivos, que decidem unir suas famílias.

O casamento é uma das tradições mais preservadas entre os ciganos, representa a continuidade da raça, por isso o casamento com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma. Quando isso acontece a pessoa é excluída do grupo.
--------------------------------------------------------------------------------------

Comentários: